Jorge Macchi... Jamais imaginaria que estando em Inhotim lembraria das aulas de anos atrás de Expressão em Artes Plásticas com o professor José Lobato da UFMA, onde fazíamos incansáveis exercícios com pontos, linhas e sombras, elementos estes básicos da comunicação visual.
Muito do que vi em Inhotim é baseado no cotidiano. No meu cotidiano, no seu cotidiano. Jorge Macchi não faz diferente. Utiliza objetos do nosso cotidiano e manipula-os em operações simples. As obras que observei chegam a ser tão simples, que me fazem sentir extremamente incapaz de não ter pensado o mesmo!
Em Fuegos de Artifício, Macchi utiliza apenas pregos de aço (aqueles que utilizamos pra pregar nossos quadros na parede), luminárias de escritório, a audácia e esperteza pra colocar elementos da linguagem visual de forma que a cena venha a parecer congelada, fotografada, mas apenas a sombra desta, ou então a áurea.
Fuegos de artifício - Jorge Macchi (arquivo pessoal da blogueira)
Fuegos de artifício - Jorge Macchi (arquivo pessoal da blogueira)
Lembro-mede ter passado por esta sala e ficado extremamente abobada com o fato dos pregos se interligarem pela sombra projetada de cada um deles, como se essas sombras fossem desenhadas na parede, e assim que as luzes se apagam, as linhas são apagadas por borrachas que nem mesmo somos capazes de enxergar.
E os fogos de artifício que entitulam a obra? Qual a conexão disso tudo? Pensemos no show pirotécnico produzido por tais fogos. Na sala há quatro "fogos de artifício", e quando as luzes se acendem, os fogos de artifício "queimam", deixando de certa forma sua tragetória para que não esqueçamos o que eles celebram. E ao passar por esta sala, me remeti ao que celebrava naquele momento, que era ter alcançado o objetivo de ali estar.
O bom, é que pesquisnado acerca de Macchi, percebi que existem outras olbras em que ele faz esse tipo de brincadeira de conectar as sombras.
Pra quem se interessar em saber mais sobre este incrível artista contemporâneo, tem a home page com a relação de suas obras, suas mostras e contato em Jorge Macchi Website ou no site de Inhotim bem aqui.
Te vejo no próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário